Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Com 3 milhões de documentos expedidos, Minas Gerais se consolida como o estado que mais emitiu a Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Brasil. Para atingir essa marca, o Governo de Minas, por meio da Polícia Civil (PCMG) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), investe na aquisição de equipamentos, capacitação de servidores e ampliação do atendimento, contribuindo para aumentar o acesso da população ao serviço.
A CIN está disponível para a população em postos de identificação vinculados a delegacias da PCMG e em Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) da Seplag-MG, em diversas regiões do estado. Dados do Instituto de Identificação (IIMG) da PCMG demonstram a evolução no volume de documentos emitidos em menos de um ano e meio da adoção do novo modelo, que alcançaram uma média diária, em 2025, de 12 mil.
Atendimento ampliado
A expansão da oferta de vagas para a emissão da CIN tem sido um dos focos do Governo de Minas. Conforme divulgado recentemente, a Seplag-MG aumentou de 5 mil para 11 mil vagas diárias nas UAIs para agendamento do serviço, entre o início de 2024 e março de 2025. Atualmente, são 53 unidades em funcionamento no estado. Somente na UAI Praça Sete, em Belo Horizonte, são disponibilizadas 2 mil vagas diariamente.
As vagas para emissão de identidade são liberadas de segunda a sexta-feira a partir das 7h, com um prazo de até 10 dias para o agendamento.
A modernização do sistema de identificação foi financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com a intermediação da Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC).
Outra medida adotada para ampliar o acesso dos mineiros ao documento são os mutirões promovidos pelo Instituto de Identificação, com o deslocamento da Comissão Volante até localidades que não possuem postos fixos. Há ainda a participação da Polícia Civil em ações sociais realizadas em parceria com outras instituições, garantindo o acesso à CIN como um verdadeiro “passaporte” para o exercício da cidadania.
A Carteira de Identidade Nacional é um documento de identificação único, válido em todo o território nacional, com o número do CPF como base para emissão — diferentemente do modelo anterior, que possuía número de RG variado conforme o estado. “A CIN traz uma renovação no cenário da identificação nacional, com grande impacto na redução de fraudes”, destacou o diretor do Instituto de Identificação de Minas Gerais, delegado-geral André Pelli.
O modelo anterior será aceito até 23 de fevereiro de 2032. No entanto, caso o documento apresente danos, foto desatualizada ou ilegível, recomenda-se a substituição antecipada.
A CIN está disponível em dois formatos: impresso (entregue pelos Correios) e digital (acessível pelo Gov.br). Na versão digital, o cidadão pode incluir informações adicionais, como a CNH, cartão do SUS, título de eleitor, certificado de reservista e tipo sanguíneo (mediante apresentação de comprovante de laboratório).
Para ter acesso a todas as informações sobre a Carteira de Identidade Nacional, inclusive agendamento do serviço, clique aqui.
Agência Minas